Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Modo Correto de Empregar Tapetes na Decoração da Sala


Objetos e Decoração - Setembro, 2021

.

Modo Correto de Empregar Tapetes na Decoração da Sala

 

Os tapetes estão sempre em alta. Eles tornam o ambiente mais aconchegante e são utilizados como peça interessante na decoração por seus vários benefícios, sendo um deles o conforto térmico. Mas você sabe qual a forma correta de utilizá-los na sua sala?

Preparamos um artigo sobre o assunto. Confira!

 

Tapetes

 

Que os tapetes quando bem utilizados tornam o ambiente mais agradável é fato, mas o que poucas pessoas percebem é que eles são ótimos para serem utilizados onde existem pontos funcionais e que tenham maior circulação de pessoas. Isso porque além de ficar mais confortável, protegem o piso.

 

Mas como escolher o tapete ideal para a sua sala?

 

Esta é uma pergunta que precisa de uma observação de diversas variáveis. A primeira delas seria: qual a característica da decoração planejada para o ambiente? Tapetes podem oferecer cores para deixar o cômodo mais alegre, mas devem ter sintonia com as demais peças.

Verifique quais são as zonas funcionais e tente pensar em uma forma harmônica de colocar um tapete maior, que sirva para toda esta área.

Em alguns casos, você encontra um tapete ideal para a sua decoração, porém proporcionalmente inadequado, por ser muito pequeno. Neste caso é possível encontrar outro que combine com o primeiro, sem apagar a sua importância na decoração. Dessa forma se faz a sobreposição de tapetes, onde este menor ficará sobre o segundo escolhido.

Se sua decoração for clássica e luxuosa, invista em tapetes mais nobres, criados através de técnicas artesanais, com rica elaboração de desenhos e formas.

A sobreposição de tapetes citada anteriormente pode ser utilizada quando, ao invés de cobrir toda a área, você preferir colocar os tapetes formando molduras, caminhos ou formas. Em decorações mais modernas, geralmente são utilizadas estas técnicas, que trazem certo dinamismo ao ambiente. Mas é necessário ter cuidado para não causar a sensação de "recortes", devido às falhas nos locais onde não foi feita a cobertura.

A medida certa para não errar na sofisticação é não cometer exageros.

Proporção ideal do tapete

 

É interessante utilizar na sala tapetes maiores. Quando nos referimos a tapetes maiores, devemos ter a sensibilidade de observar o ambiente, os móveis e perceber o layout em que tudo está disposto. Sendo assim, de uma forma simples pode-se dizer que o centro do tapete deve estar situado no centro do layout da sala. Digamos que você tenha sofás e uma mesa de centro, esta mesa pode demarcar o centro do tapete, se o layout for realmente simétrico.

Não é necessário que o tapete ultrapasse a parte de trás dos sofás, mas que fique na metade deles. Isso dará maior segurança, pois ficará mais fixado ao local.

Em geral, além da observação do layout dos móveis é importante utilizar a regra: ambientes maiores, tapetes maiores. É uma questão de proporcionalidade. Se forem utilizados tapetes muito pequenos em ambientes grandes, além de ficar visualmente desconfortável, vai parecer que aquela peça não serve à decoração. Da mesma forma, ambientes menores pedem tapetes menores, pois um tapete que cubra quase toda a extensão de uma sala pequena, pode fazer com que ela pareça ainda menor, principalmente se a cor não for adequada.

 

Cores e Estampas

 

Tapetes lisos e com cores mais neutras são mais fáceis de combinar com qualquer decoração. Porém, ambientes onde a decoração já é neutra, pode-se apostar no tapete como o ponto de cor do cômodo. Assim, ele pode ter uma cor mais viva, estampas e desenhos que destaquem ele do restante do ambiente.

 

Gostou das dicas? Nós adoramos poder ajudar você a decorar seu lar de forma mais harmônica. Continue acompanhando nossos artigos, isso faz com que busquemos mais temas relevantes para você. Inclusive, aceitamos opiniões! Alguns de nossos conteúdos são idealizados através da dica de nossos seguidores.

Você também quer deixar sua opinião sobre algum tema que tem interesse? Envie no nosso direct do Instagram ou comente na postagem.


mail_outline