Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Segredos de uma Decoração Luxuosa (gastando pouco)


Ambientes - Agosto, 2021

.

Segredos de uma Decoração Luxuosa (gastando pouco)

 

Você às vezes sente que poderia mudar o ambiente onde vive? Ou você está mudando de endereço e já está preocupado(a) com a decoração?

Muitas vezes, como os móveis são dispostos ou a decoração é escolhida, não trazem a sensação de aconchego e sofisticação. Realmente, decorar cada área da casa de forma específica e harmônica não é uma tarefa fácil. Mas alguns detalhes fazem toda a diferença e não são complicados de aplicar. É possível ter uma decoração elegante e luxuosa gastando pouco, ou até mesmo, sem gastar nada, apenas utilizando itens que você já tem.

Então vamos às dicas para deixar o seu ambiente mais aconchegante, polido e sofisticado. Anote tudo e ponha em prática, que você vai perceber a diferença!

 

Colorido ou mais neutro?

A escolha se o ambiente será mais colorido ou mais neutro deve partir do seu perfil. As cores, quando bem empregadas, geram alegria no local. Porém, pode ser mais fácil errar na escolha se você não tem tanta habilidade com decoração. Por isso os tons neutros são mais aconselhados, por serem mais fáceis de combinar entre si e por já passar uma certa sofisticação aos olhos.

Mas devo usar a totalidade em neutro?

Não. O interessante é que, se você optar pelos tons neutros, tenha um ponto de cor no ambiente. Por exemplo, uma sala de tons neutros pode ter um sofá com uma cor mais chamativa. Neste caso o sofá é o ponto de cor. Assim, o ambiente não ficará tão "apagado" e conservará o requinte.

 

Padrões e estamparias

É interessante que você encontre seu estilo na decoração. E não necessariamente ele precisa utilizar estampas, por exemplo. Mas se você gosta da ideia de colocar estampas na decoração, deve ter uma certa atenção.

É necessário perceber a escala. Estampas maiores coordenam com até dois tipos de padrões menores. Aqui é importante buscar uma harmonia das cores, porque muita informação pode causar poluição visual, deixando o ambiente nada agradável.

De uma forma mais simples, você deve escolher a estampa principal, que vai chamar mais atenção e a partir dessa escolha, buscar outras duas mais discretas que harmonizem com a primeira.

 

Disposição dos móveis

Não deixe seus móveis muito juntos em uma parte apenas do espaço. Tente distribuí-los. Ter muitos móveis também pode ser um problema, pois onde o cenário é muito cheio, nosso cérebro tende a entender como se estivesse tudo bagunçado, mesmo não estando.

Usar a simetria também pode auxiliar. Isso porque inconscientemente, gostamos de simetria, pois ela aparenta melhor organização. A simetria é quando direita e esquerda são como o reflexo de um espelho. Você pode jogar com isso colocando sofás iguais um de frente para o outro com uma mesinha ao centro e outros dois objetos iguais próximos aos sofás, por exemplo.

 

Regra de Três

Esta regrinha consiste em agrupar seus objetos decorativos em grupos de três, sempre presando pela harmonia. Não necessariamente precisam ser itens totalmente iguais, mas o tamanho deles é importante. Deve ser colocado um pequeno, um médio e um grande em cada grupo.

Alguns objetos, quando colocados isolados ou em duplas, passam uma sensação de que falta algo, de estar incompleto.

Mas quais objetos eu posso colocar na regra de três?

São vários os objetos e você precisa observar se eles terão uma harmonia entre si. Alguns exemplos são: livros, almofadas, porta-retratos, objetos propriamente decorativos, plantas, dentre outros.

 

Almofadas

Além de poderem ser usadas na regra de três, onde você vai colocar uma maior, uma média e uma pequena, você pode trocar as capas delas. Uma coisa bem simples, que gasta pouquíssimo e que já vai dar uma cara nova ao ambiente. Mas atenção, não é necessário que todas sejam iguais. Fica mais elegante se cada uma tiver uma cor, estampa diferente, ou textura (tricô, couro e linho, por exemplo), mas prezando pelo bom senso e harmonia. Também não as coloque enfileiradas, busque deixar a maior atrás das menores.

 

Cortinas

As cortinas dão a sensação de acolhimento, além de deixar o ambiente mais luxuoso. Mas calma, para isso também existem algumas regrinhas. A colocação das cortinas é muito importante, pois se colocadas corretamente deixam o local parecendo até maior. Então, não coloque a armação próxima a janela, mas sim, mais próxima ao teto. quanto mais alto melhor. Também não opte por cortinas curtas, deixe-as no máximo três ou quatro centímetros longe do chão. Deixar o tecido arrastar no chão também não é elegante.

Com o passar do tempo e a aplicação dessas regrinhas, você vai desenvolvendo um olhar mais apurado, sabendo identificar o que combina ou não com aquele ambiente. Um sensor muito poderoso é o nosso sentimento. Perceba se você se sente acolhido, se está um local harmonioso, se você gosta de estar ali, se te inspira e dá aquela sensação de alívio. Se você sentir qualquer tipo de desconforto, tem alguma coisa errada.

Gostou das dicas? Compartilhe com aquela pessoa que você sabe que gosta de decoração!


mail_outline