Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Vantagens de morar em condomínio fechado


Ambientes - Julho, 2021

.

Vantagens de morar em condomínio fechado

 

Os condomínios fechados estão sendo cada vez mais requisitados. Eles conferem aos moradores três aspectos muito importantes para garantir uma boa qualidade de vida. Algumas destas características são a segurança, a privacidade e o espaço. Hoje, eles já não são vistos como há alguns anos atrás onde eram apenas representação de luxo. Neste artigo, trouxemos algumas observações como a diferença de um condomínio fechado e de um loteamento e as vantagens de viver em um condomínio fechado. Acompanhe.

 

O que é um condomínio fechado?

Um condomínio é um sistema residencial onde cada unidade é construída em um lote individual, dentro de uma grande extensão de área fechada.

 

Como se caracteriza um condomínio fechado?

Algumas pessoas tendem a confundir o condomínio com o loteamento. Porém, são duas modalidades distintas desde a compra do terreno até a moradia.

A legislação que rege cada um destes sistemas residenciais é diferente, com normas específicas para cada um deles. Os espaços também são diferentes, em um condomínio fechado todas as áreas são privadas. Já em um loteamento, somente os terrenos são privados, as demais áreas são públicas, sob controle da prefeitura.

 

Tipos de condomínios fechados

Existem dois tipos de condomínios fechados, os horizontais e os verticais.

Os condomínios horizontais têm a divisão das unidades na posição horizontal, ou seja, definidas por lajes.

Os condomínios verticais são divididos verticalmente, geralmente por muros.

 

Características de um condomínio fechado

Várias são as características que fazem deste um dos melhores investimentos imobiliários. Sendo as mais importantes a segurança, o espaço e a privacidade. Porém, veremos mais algumas:

 

Segurança

Com certeza, a característica que mais chama a atenção em um condomínio fechado é a segurança e tranquilidade que esta modalidade proporciona aos moradores.

É profundamente compreensível o desejo do ser humano de viver em segurança. Estudos, desde os mais antigos até os dias atuais demonstram a importância de o ser humano se sentir seguro e ter estabilidade que lhe confira tranquilidade.

Um destes estudos, pode-se citar a pirâmide de Maslow, onde na base da pirâmide estão as necessidades básicas que são as mais importantes, seguindo até o topo da pirâmide onde se colocam as demais necessidades. A segunda faixa da pirâmide é dedicada totalmente à segurança, reforçando a importância que esta tem para nós como indivíduos. Inclusive, é a segurança que dá suporte para a as demais camadas da pirâmide, como pode ser observado na figura:

(Figura Pirâmide de Maslow) https://br.pinterest.com/pin/844493664495930/

            Desta forma, o condomínio tem grande vantagem sobre os demais tipos de investimentos imobiliários, uma vez que ele forma uma espécie de ecossistema completo e fechado.

            Os acessos são controlados, restritos aos proprietários e aos visitantes, com sistema moderno de identificação. A portaria e sistema de segurança funcionam 24 horas todos os dias, com monitoramento por câmeras de segurança. Vigias cuidam da ronda interna e existem cercas elétricas e demais sistemas que impedem a entrada de quem não é autorizado.

 

Facilidades

Por ter um sistema de portaria 24 horas, você pode, por exemplo, fazer encomendas de compras sem se preocupar de não estar em casa para receber, pois o porteiro vai receber por você.

Outra praticidade é não precisar se deslocar para um lugar longe de onde você vive para desfrutar de uma quadra de esportes, de ambientes como parques, podendo fazer sua caminhada, jogos e demais diversões e atividades físicas dentro deste ambiente totalmente seguro. Estas são características muito positivas, principalmente para quem tem filhos.

 

Infraestrutura diferenciada

Esta é uma característica muito atrativa, pois você tem bem perto de onde mora áreas de lazer contando com toda a segurança já mencionada. Isso varia de um condomínio para outro, mas geralmente podem ser encontradas piscinas, salões de jogos, biblioteca, sauna, quadras esportivas, academia de ginástica, entre outros.

Condomínios fechados têm a principal função de garantir uma qualidade de vida inigualável aos moradores. Por isso, alguns contam com espaços muito amplos e arborizados, até mesmo podendo ter hortas e demais projetos ideais para quem gosta de ter contato com a natureza.

 

Manutenções

Em condomínios fechados, as manutenções são realizadas por equipe especializada. O síndico observa o que deve ser feito, além de receber informações dos moradores também. Assim, os moradores não precisam se preocupar em realizar os reparos ou buscar quem os faça.

Faxina das áreas comuns, jardinagem, problemas com encanamento, eletricidade e demais falhas técnicas são todos serviços realizados por conta da administração.

 

Convívio com outras pessoas

Os espaços de lazer são compartilhados com os moradores, desta forma podem ser organizadas práticas esportivas em conjunto. É uma boa forma de aproveitar o tempo de lazer para socializar, principalmente por hoje em dia as relações estarem se perdendo devido à correria do dia a dia.

Condomínios têm regras de convivência, isso garante que exista equilíbrio e boa convivência entre todos.

 

Vale a pena investir em condomínio fechado?

Em todas as cidades, principalmente as que estão em constante evolução e com maior número de habitantes, as pessoas têm cada vez menos condições de tempo e espaço para desfrutarem de momentos de lazer e ainda, com tranquilidade e segurança.

A maioria das pessoas trabalha fora e precisa sair de casa. Melhor ainda é sair com a certeza de que está tudo tranquilo, que não vai precisar se preocupar com a questão de segurança e até mesmo com manutenções. Assim o dia se torna mais produtivo.

Atualmente com a questão crescente do home office, também é importante que a pessoa que vai trabalhar em casa tenha conforto e bom espaço para isso. Condomínios fechados contam com amplo espaço e não deixam nada a desejar nesta questão.

 

Variadas opções

Existem vários condomínios fechados, com infraestruturas diferenciadas, mas com um objetivo em comum: Todos são voltados ao seu conforto e qualidade de vida.

Mas como escolher o melhor para você e sua família?

Dentre as várias opções disponíveis, nós da Casa Branca Imobiliária sabemos exatamente o que se encaixa melhor para o seu perfil e que vai trazer mais facilidade para o seu dia a dia. Então fale conosco para ter a certeza da melhor escolha.

 


mail_outline