Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Cores e sua importância para cada ambiente


Objetos e Decoração - Maio, 2021

.

Cores e sua importância para cada ambiente

 

Chegou o momento de planejar seu espaço, o lugar onde você mora e quer dar uma vida nova, ou aquela nova residência tão sonhada. Esta é uma etapa muito prazerosa, onde é necessário escolher os objetos, a decoração e quais materiais utilizar. Mesmo parecendo que é uma questão apenas estética realizar este planejamento, existem detalhes importantes neste contexto e as cores são um dos pontos mais importantes.

Você conhece o efeito que cada cor causa no cérebro humano? A ciência já comprovou que cada cor tem suas propriedades e quando bem utilizadas podem ser grandes aliadas no seu dia a dia, do contrário, podem causar inclusive, quadros de depressão e ansiedade. Vamos descobrir as mais importantes:

 

Quais os significados das cores e seu uso em cada ambiente?

 

Azul: Em tons claros, esta cor é associada à sensação de higiene e frescor. Está ligada à produtividade e ao sucesso. Em tons mais escuros, é relacionada ao poder. Os tons mais claros do azul são ainda associados ao céu, causando sensação de tranquilidade. Por este motivo é uma cor interessante de se ter no quarto ou ambientes de descanso. Porém, é possível trabalhar variações do tom para quebrar a monotonia que pode se formar no ambiente. Desta forma, em maior proporção utilize o azul mais claro, mesclando-o com tons anil, royal e lavanda.

Branco: O branco é associado à paz e quando combinado com outras cores, causa ainda mais harmonia ao ambiente. Fisicamente, auxilia na ampliação visual do ambiente, pois reflete melhor a luz. Por este motivo, locais com paredes brancas parecem amplos, mesmo sendo pequenos. Esta é uma cor que pode ser utilizada em qualquer cômodo, mas é interessante utilizar objetos de cores quentes, que deem mais harmonia ao local.

Lilás: O lilás está associado à calma e à tranquilidade, por isso é indicado em ambientes de descanso, como dormitórios, ou em áreas sociais. Pessoas que têm algum tipo de transtorno de ansiedade podem fazer uso desta cor no ambiente como auxílio para serenar a mente, promovendo alívio mental e físico.

Amarelo: Esta cor está associada à energia e à criatividade. Favorece o pensamento, o foco e a concentração e por isso é aconselhável utilizar no escritório de casa, também em locais frios. Combina com tons amadeirados, que podem compor o ambiente.

Verde: É uma cor que transmite segurança, por este motivo é associada à esperança. Ela reforça a ideia de coerência e ponderação, transmite sensação de frescor, equilíbrio e harmonia. É indicada em ambientes onde se reúne a família e amigos, devido ao conforto e acolhimento que causa no ambiente. Pode ser combinado com cores cinza, bege, azul, castanho e branco.

Marrom: É uma cor mais pesada, de “aterramento”, sugere conservadorismo. Geralmente, esta é uma cor indicada mais em objetos do que propriamente em paredes internas da casa, por não refletir bem a luminosidade, causando aspecto de ambiente menor. Pode ser utilizada com o branco, para dar maior amplitude ao local. Uma variação de tons marrons, são os amadeirados. Neste sentido o recomendável é utilizar uma decoração rústica, principalmente na cozinha. Temos um artigo que fala sobre este estilo de decoração e seus benefícios. Acesse e confira: http://blog.casabrancaimb.com.br/?id=154&titulo=os-segredos-da-decoracao-rustica-para-a-sua-cozinha

 

Vale lembrar que:

Ambientes com poluição visual, onde se utilizam várias cores de forma desorganizada e sem planejamento, podem causar estado de irritabilidade nos moradores. O mesmo vale para ambientes onde existe o abuso de cores quentes, pois deixam o espaço com sensação de local agitado.

As cores são importantes aliadas para melhorar nosso dia a dia, utilize elas da melhor maneira possível, de forma que você possa entrar em sua casa e se sentir confortável.


mail_outline