Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha


Dicas - Abril, 2021

.

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha

 

É comum perceber que as tendências de decoração surgem, têm um certo período de auge e depois já não se vê tanto a respeito, após, voltam a fazer sucesso. Mas algumas nunca saem de moda, este é o caso da decoração rústica, muito utilizada em todos os cômodos da casa, em especial na cozinha.

 

O que é decoração rústica?

            O significado da palavra “rústico” quando extraído do dicionário apresenta-se da seguinte forma: “relativo ao campo, à zona rural; próprio da vida no campo (...)”. Só pelo significado da palavra já é possível sentir o aconchego e a harmonia que este estilo traz.

            De certo modo, algumas pessoas que não conhecem a beleza desta decoração, podem interpretar a palavra como algo simples, de roça ou até mesmo sem graça. A ideia é trazer estes detalhes mais simples, sim, mas utilizá-los de uma forma mais harmônica com outros detalhes que irão compor um cenário aconchegante e moderno.

            Também se engana quem pensa que móveis e decorações rústicas são mal feitos e desleixados. Quando bem planejado, o ambiente fica muito bonito e elegante.

 

Mas por que na cozinha?

A cozinha é um ambiente acolhedor, onde a família se reúne para as refeições. Atualmente, as famílias brasileiras optam por passar mais tempo neste ambiente, principalmente em modelos de projetos onde a cozinha e sala ficam juntas. A madeira utilizada nos móveis rústicos traz a sensação de um tempo antigo, onde tudo era mais simples e os sentimentos mais puros, onde a confraternização era mais aproveitada.

Além disso, do ponto de vista do material em si, a madeira apresenta um conforto térmico, o que é muito bom para este ambiente mais úmido, onde também se trabalha com o calor para o preparo e aquecimento dos alimentos.

Móveis rústicos também remetem a uma forma mais ecológica e sustentável. Esta decoração faz com que possamos sentir um pouco mais de conexão com a natureza, uma vez que a correria do dia a dia não nos permite desfrutá-la tão bem.

Quando observado o fator cores, os móveis rústicos apresentam tonalidades mais escuras e quentes, efeito causado pela madeira, sendo assim, pode-se dizer que ajuda a estimular o apetite.

 

Como devem ser os móveis rústicos para a cozinha?

Os móveis precisam ser bem preparados, principalmente os utilizados na cozinha, por ser um ambiente mais úmido, devendo ser tratados com produtos para ficarem à prova de pragas, além de impermeabilizados.

Os tijolinhos, por exemplo, podem ser utilizados para revestir a parede onde ficará a pia, porém é necessário utilizar um produto para selar, evitando infiltração de umidade e desgaste. Podem ser utilizadas prateleiras em madeira, contrastando com uma pia mais moderna, com tampo de quartzo branco, por exemplo.

A tendência é tornar o rústico uma forma de decoração elegante, portanto a cozinha pode ser planejada com mesclas de rusticidade com um design mais futurista. Podem ser utilizados móveis de madeira, detalhes de tijolinhos à mostra em algumas partes do ambiente, entre outros materiais que remetam à natureza de uma forma leve e harmônica.

A decoração futurista busca mais o tecnológico e formas mais arredondadas, por isso dará um contraste interessante quando combinado ao cenário rústico. Aqui o cuidado é apenas tentar mesclar os estilos de forma que um não anule o outro, que eles coexistam de forma amigável. Para isto é preciso perceber em qual ponto do ambiente será mais valorizado o estilo rústico, fazendo com que em outros pontos ele exista, porém de forma mais conjunta ao estilo futurista.

Quanto mais criativo e descontraído for este cômodo da casa, melhor, pois ele precisa ter este estilo “família”.

 

Você já conhecia este estilo de decoração? Gostou das dicas? Continue acompanhando, traremos mais conteúdos como este para dar novas ideias de decoração para o seu lar!


mail_outline