Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito


Objetos e Decoração - Fevereiro, 2021

.

Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito

O estilo de decoração mais comentado atualmente é o Minimalista. Essa tendência se apresenta cada vez com mais aceitação e tem inúmeras vantagens.

 

Um Estilo de Vida

O estilo minimalista, também chamado por alguns de essencialismo, é um estilo não só de decoração, mas um estilo de vida.

A pessoa que opta por um estilo minimalista preza pelo que é essencial, dessa forma não tem objetos e roupas que não vai utilizar. É uma prática de desapego, de não ter coisas só por ter, de desfrutar de praticidade para a tomada de decisões simples do dia a dia, mas que demandam algum tempo. É dar um significado para tudo o que possui.

 

É o Estilo de Vida de Personalidades Bem-Sucedidas

Muitas personalidades conhecidas adotam este estilo na vida e em suas moradias. Lembrando que ser minimalista não é deixar de desfrutar de uma casa ampla e confortável, mas sim, evitar o desnecessário e as extravagâncias.

Celebridades como Angelina Jolie, Keanu Reeves e Julia Roberts adotam este estilo, assim como grandes executivos, como é o caso do criador do Facebook Mark Zuckerberg e do já falecido fundador da Apple, Steve Jobs.

 

Decoração, Móveis e Materiais

Na decoração são utilizados poucos móveis, colocando apenas os que realmente vão ter utilidade no dia a dia. Isso faz com que o ambiente se torne mais amplo e agradável. Neste estilo não existe nada que possa causar poluição visual. Sendo assim, pequenos objetos decorativos não são bem-vindos.

Não existe, em uma casa de estilo minimalista, coleções. Pois o minimalismo preza por não ter itens repetidos onde não se terá utilidade para eles.

São utilizados mais móveis retos, sem muitos detalhes nem qualquer tipo de estampa que faça com que o objeto perca sua simplicidade. Os puxadores, por exemplo, são embutidos nas próprias gavetas.

Os móveis multifuncionais também são excelentes para este estilo, pois em um menor espaço pode-se ter um móvel que vale por outros mais, diminuindo a quantidade de mobiliário. Alguns sofás, por exemplo, têm a funcionalidade de possuir gavetas, assim como alguns modelos de camas. Dessa forma é possível ocupar menos espaço e muitas vezes nem é perceptível que existem gavetas nestes móveis.

São utilizados materiais característicos deste estilo: o couro a madeira, o papel, o metal, aço, cobre e espelhos. De um modo geral, são materiais mais frios ou neutros

No projeto de iluminação são utilizados mais embutidos e não pendentes. Lustres e luminárias salientes não são colocados. A intenção é ter um ambiente discreto.

 

Cores

As cores também não podem ser chamativas. São utilizadas cores clássicas em móveis monocromáticos. Geralmente se dá preferência por cores claras com algum detalhe escuro que pode ser um móvel ou algum tipo de decoração, porém nada exagerado. É possível optar por tons de azul escuro ou preto, dessa forma se faz o contraste com algum ponto claro.

 

Vantagens

A decoração minimalista apresenta diversas vantagens, sendo duas das mais marcantes a otimização do espaço e como este se torna mais amplo, aconchegante e harmonioso, por não haver poluição visual. Algumas pessoas afirmam que quando se tem diversos móveis, objetos e até roupas que não se utiliza, isso causa uma sensação de desordem até mesmo a nível mental, pois é gasto mais tempo para encontrar o que se precisa ou para decidir o que realmente será utilizado em determinado momento.

Existe também a facilidade de manter tudo organizado e até mesmo para realizar a manutenção e limpeza do ambiente.

Este cenário minimalista traz, além da praticidade, a sensação de leveza. Para quem ainda não é adepto do estilo ele pode ser estranho no início, mas com certeza esta estranheza logo será eliminada devido à percepção de uma melhor qualidade de vida.

 

Este estilo se define muito bem pela frase “menos é mais”. E esta é uma tendência que está em alta.

O minimalismo traz praticidade para o dia a dia, você consegue aproveitar muito melhor o seu bem mais precioso, ou seja, o seu tempo!


mail_outline