Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Financiamentos em Alta com as Taxas de Juros em Baixa


Mercado Imobiliário - Dezembro, 2020

.

Financiamentos em Alta com as Taxas de Juros em Baixa

As taxas de juros em baixa estão facilitando e muito os financiamentos imobiliários. O valor do financiamento ficou menor, assim como o rendimento dos investimentos em renda fixa, que já não são nada interessantes. Investidores que preferem a renda fixa devem repensar sua carteira e aplicar em imóveis, que têm valorização independentemente de crises e apresentam alta procura.

 

Qual é a Taxa Selic hoje?

A taxa básica de juros atualmente é a menor da história. Em agosto de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom), baixou a Taxa Selic de 2,25% para 2% ao ano, percentual nunca antes registrado. Esta baixa impacta diretamente toda a economia, favorecendo determinados setores, porém fazendo com que investidores precisem repensar suas carteiras. Isso porquê a renda fixa gira em torno de um rendimento muito baixo, não sendo mais interessante mantê-la. Já, para o setor imobiliário, esta é uma boa fase, tendo em vista a baixa no valor dos financiamentos, que possibilitam que mais pessoas tenham acesso a ter seu imóvel próprio.

 

Deixar o Dinheiro em Renda Fixa e Pagar Aluguel?

Definitivamente, esta já não é uma boa escolha. Anteriormente a esta fase da economia, era muito comum observar pessoas que preferiam pagar aluguel com os rendimentos de suas aplicações. Atualmente isso já não é viável. Com a Selic a 2%, a poupança, por exemplo, fica na faixa de rendimento de apenas 1,4% ao ano. A poupança por si já é um investimento que tem rendimento abaixo da inflação, com esta queda nas taxas de juros, o valor se torna ainda mais irrisório.

 

A Baixa das Taxas de Juros e o Mercado Imobiliário

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), em 2020 registrou-se uma alta na demanda por financiamentos imobiliários de mais de 35%. Sendo a maior alta semestral registrada em dez anos.

A procura mesmo em tempos de pandemia se dá também pelo fato de mais trabalhadores precisarem aderir ao home office.

 

As Taxas de Juros vão Cair Mais?

Avaliando o cenário econômico e as variações ocorridas nas taxas de juros e de financiamentos imobiliários, podia-se imaginar que as mesmas pudessem baixar ainda mais. Porém, conforme estudos realizados pela plataforma CrediHome isso não ocorrerá, e se vier a ocorrer, as mudanças não serão significativas.

Com relação a construções principalmente, a alta da demanda tem tornado os preços dos materiais cada vez mais altos, impossibilitando que seja possível manter um patamar tão baixo no valor do financiamento desses imóveis.

 

Este é o Melhor Momento para Financiar um Imóvel?

Sim. Este é o melhor momento para financiar um imóvel. Este cenário da economia pode ser único. Mesmo sendo possível realizar prospecções do futuro, não há como garantir por quanto tempo a taxa básica de juros se manterá em um patamar tão baixo. Além disso, com a alta da demanda os preços dos imóveis estão aumentando. Por este motivo, deixar seu investimento para mais tarde pode resultar em surpresas desagradáveis.


mail_outline