
Ambientes - Novembro, 2019
Se você está pensando em comprar um ar-condicionado, já deve ter ouvido falar em BTUs, caso não tenha, certamente irá ouvir em breve. Contudo, o que é BTU? E como calcular os BTUs necessários para um ar-condicionado ideal? Calma, vamos explicar tudo isso para você no artigo de hoje, confira.
O que é BTU?
Essa é simples de ser respondida, BTU significa British Thermal Unit, que em tradução literal quer dizer Unidade Térmica Britânica.
Essa unidade térmica é uma medida que determina qual é a potência de refrigeração dos aparelhos de ar-condicionado.
A partir dessa informação você consegue saber se o equipamento irá refrigerar o ambiente de maneira adequada e eficaz, ajudando você a economizar dinheiro, não investindo em um ar-condicionado muito ou pouco potente para o lugar em questão.
Como calcular a quantidade de BTUs do ar-condicionado?
Sim, existe um cálculo que pode te ajudar a descobrir a quantidade ideal de BTUs, que um ar-condicionado deve ter para atender os requisitos do ambiente em que ele será instalado e ser eficaz.
Esse cálculo simples é feito através de uma fórmula super prática, que no final vai te ajudar a escolher o aparelho ideal para atender suas necessidades, confira.
O que é necessário para fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado?
1 – Tamanho do ambiente
Para calcular a quantidade de BTU que um ar-condicionado deve ter para refrigerar um ambiente, é necessário saber o tamanho do ambiente, então meça o cômodo para fazer o cálculo corretamente.
2 – Medida de BTUs pré-estabelecida
Para cada metro quadrado são necessários 600 BTUs para a refrigeração ideal. Caso o ambiente tenha incidência solar, ou seja, locais onde há raios solares diariamente, são necessários 800 BTUs.
3 – Quantidade de pessoas que frequentam o ambiente
É necessário saber também a quantidade de pessoas que frequentam diariamente o ambiente, por exemplo um quarto de um casal, onde geralmente apenas o casal frequenta, ou seja, duas pessoas.
4 – Equipamentos eletrônicos que esquentam
Para finalizamos o cálculo, resta saber quais e quantos são os equipamentos eletrônicos que mais esquentam no ambiente, como Televisões ou Computadores.
Como fazer o cálculo?
Tendo o tamanho do ambiente, número de pessoas que frequentam e aparelhos eletrônicos é simples:
Exemplo 1:
Um quarto de casal de 15m² que não tem incidência solar 15m² x 600 BTUs, e é utilizado por duas pessoas + 600 BTUs (a primeira não conta, apenas a segunda), sem nenhum aparelho eletrônico = Um ar-condicionado de 9.600 BTUs.
A conta é: (15 x 600) + 600 = 9.600 BTUs
Simples, né? Mas vamos fazer mais um exemplo para que entenda perfeitamente.
Exemplo 2:
Um escritório de 25m² com incidência solar 25m² x 800 BTUs, utilizado por três pessoas + 1.600 BTUs (a primeira pessoa não conta, apenas as outras duas), com três computadores + 2.400 BTUs = Um ar-condicionado de 24.000 BTUs.
A conta é:
(25x800) + (2 x 800) + (3 x 800)
20.000 + 1.600 + 2.400 = 24.000 BTUs
Viu como é simples fazer o cálculo?
Então, economize seu dinheiro antes de comprar um ar-condicionado faça o cálculo e veja qual é o mais eficaz para o seu ambiente.
E claro, não se esqueça de que outros fatores podem interferir na eficácia, como os tipos de janela, quantidade e tipo de lâmpadas e o clima da região em que mora. Mas esse cálculo já da uma ótima base e caso precise de mais auxílio procure por um técnico da área.
Quer mais dicas para casa? Confira o Blog da Casa Branca Imobiliária, estamos sempre trazendo dicas incríveis para ajudar você a escolher o imóvel ideal e deixá-lo com a sua cara.