Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Climatização de ambientes: como calcular a quantidade de BTUs do ar-condicionado?


Ambientes - Novembro, 2019

Se você está pensando em comprar um ar-condicionado, já deve ter ouvido falar em BTUs, caso não tenha, certamente irá ouvir em breve. Contudo, o que é BTU? E como calcular os BTUs necessários para um ar-condicionado ideal? Calma, vamos explicar tudo isso para você no artigo de hoje, confira.

O que é BTU?

Essa é simples de ser respondida, BTU significa British Thermal Unit, que em tradução literal quer dizer Unidade Térmica Britânica.

Essa unidade térmica é uma medida que determina qual é a potência de refrigeração dos aparelhos de ar-condicionado.

A partir dessa informação você consegue saber se o equipamento irá refrigerar o ambiente de maneira adequada e eficaz, ajudando você a economizar dinheiro, não investindo em um ar-condicionado muito ou pouco potente para o lugar em questão.

Como calcular a quantidade de BTUs do ar-condicionado?

Sim, existe um cálculo que pode te ajudar a descobrir a quantidade ideal de BTUs, que um ar-condicionado deve ter para atender os requisitos do ambiente em que ele será instalado e ser eficaz.

Esse cálculo simples é feito através de uma fórmula super prática, que no final vai te ajudar a escolher o aparelho ideal para atender suas necessidades, confira.

O que é necessário para fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado?

1 – Tamanho do ambiente

Para calcular a quantidade de BTU que um ar-condicionado deve ter para refrigerar um ambiente, é necessário saber o tamanho do ambiente, então meça o cômodo para fazer o cálculo corretamente.

2 – Medida de BTUs pré-estabelecida

Para cada metro quadrado são necessários 600 BTUs para a refrigeração ideal. Caso o ambiente tenha incidência solar, ou seja, locais onde há raios solares diariamente, são necessários 800 BTUs.

3 – Quantidade de pessoas que frequentam o ambiente

É necessário saber também a quantidade de pessoas que frequentam diariamente o ambiente, por exemplo um quarto de um casal, onde geralmente apenas o casal frequenta, ou seja, duas pessoas.

4 – Equipamentos eletrônicos que esquentam

Para finalizamos o cálculo, resta saber quais e quantos são os equipamentos eletrônicos que mais esquentam no ambiente, como Televisões ou Computadores.

Como fazer o cálculo?

Tendo o tamanho do ambiente, número de pessoas que frequentam e aparelhos eletrônicos é simples:

  • Para cada metro quadrado você multiplica a medida de 600 ou 800 BTUs;
  • Para cada pessoa adicional é somado 600 ou 800 BTUs (a primeira pessoa não entra na conta);
  • Para cada equipamento eletrônico é somado 600 ou 800 BTUs.

Exemplo 1:

Um quarto de casal de 15m² que não tem incidência solar 15m² x 600 BTUs, e é utilizado por duas pessoas + 600 BTUs (a primeira não conta, apenas a segunda), sem nenhum aparelho eletrônico = Um ar-condicionado de 9.600 BTUs.

A conta é: (15 x 600) + 600 = 9.600 BTUs

Simples, né? Mas vamos fazer mais um exemplo para que entenda perfeitamente.

            Exemplo 2:

Um escritório de 25m² com incidência solar 25m² x 800 BTUs, utilizado por três pessoas + 1.600 BTUs (a primeira pessoa não conta, apenas as outras duas), com três computadores + 2.400 BTUs = Um ar-condicionado de 24.000 BTUs.

A conta é:

(25x800) + (2 x 800) + (3 x 800)

20.000 + 1.600 + 2.400 = 24.000 BTUs

Viu como é simples fazer o cálculo?

Então, economize seu dinheiro antes de comprar um ar-condicionado faça o cálculo e veja qual é o mais eficaz para o seu ambiente.

E claro, não se esqueça de que outros fatores podem interferir na eficácia, como os tipos de janela, quantidade e tipo de lâmpadas e o clima da região em que mora. Mas esse cálculo já da uma ótima base e caso precise de mais auxílio procure por um técnico da área.

Quer mais dicas para casa? Confira o Blog da Casa Branca Imobiliária, estamos sempre trazendo dicas incríveis para ajudar você a escolher o imóvel ideal e deixá-lo com a sua cara.


mail_outline